top of page
Sara Laranjo

Resenha de "A Vida Numa Cicatriz" de Rui Ferreira



Titulo: “A Vida Numa Cicatriz”

Autor: Rui Ferreira

Editora: Cordel D´Prata

Prémios ganhos: Prémios Cordel D´Prata 2º Edição na categoria “Romance” e “Escolha do Leitor”.



Sinopse:

Uma fatídica explosão numa oficina de pirotecnia coloca um trágico ponto final na relação com dois grandes amigos de Fernando. A tragédia marca-o de uma forma profunda e irreversível e uma nova e inesperada amizade nasce desta tragédia com José, ferido na explosão.

A mobilização para o Ultramar parece traçar-lhe o destino, mas a sorte anda de braço dado com Fernando, que é capturado numa viagem de Tite para Bissau, mas consegue escapar ao cativeiro, graças a uma operação liderada pelo Cabo Barreto.

Já em Bissau cruza-se com Alexandre, alferes e filho de um abastado portuense, com o qual cria uma amizade improvável, mas que se virá a revelar decisiva para o seu futuro e precisamente em Bissau encontrará o amor da sua vida: Maguette, uma negra natural do Senegal e empregada de mesa num café. Dividido entre o amor e o racismo, Fernando acaba por se confrontar com um dilema.


Biografia do autor:

Rui Ferreira, nasceu a 7 de Fevereiro de 1971, na freguesia de Paredes – Penafiel, licenciado em Solicitadoria pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Quinto de seis irmãos e amigo inseparável de um bom livro. A escrita sempre o atraiu e levou-o por mundos imaginários que sempre reservou para si próprio, abstendo-se de os partilhar, com raríssimas excepções. O gosto pela leitura e pela escrita foi-lhe incutido desde muito cedo pelo pai que me transmitiu os valores da igualdade, da justiça, da tolerância e da honestidade. Foi Presidente e co-fundador da Associação de Conservação do Meio Ambiente, fundada em 1992, e foi deputado municipal em 1996.


A minha experiência ao ler a obra:

O livro tem exatamente 162 páginas, e eu só descobri a minha personagem preferida mais no final, que foi Maguette.

Maguette é uma mulher de cor negra, cheia de energia, trabalhadora e uma guerreira por ir para uma terra de brancos, aventurar-se a isso, e não fugir de um amor verdadeiro que supera tudo: o amor de Fernando.

Fernando é um homem que dá muito valor á amizade e faz vários amigos ao longo da história, e encontra o amor da sua vida em Bissau.

Este livro dá-nos uma leve perspetiva do que é a guerra, racismo, amizade, amor e saudade.

Ao ler este livro, refleti sobre o tempo de Salazar e dei graças a Deus, mais uma vez, por já ter acabado.

Nas primeiras páginas tive alguma dificuldade em agarrar o livro, mas quando cheguei ao quarto capitulo, quando dei por mim, já estava presa à história.

E adorei o final. O final foi a cereja no topo do bolo. Um facto ocultado entre as palavras, mas bem nítido a quem as lê, arrancou-me um sorriso de felicidade e fez também com que gostasse ainda mais da história.

Obrigada Rui por disponibilizares a todos os leitores uma obra tão incrível como esta.

Aconselho a todos os leitores a lerem-na e a aventurarem-se a conhecer novos mundos.

Obrigada.



84 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page