top of page
Sara Laranjo

Resenha da obra "Uma Espécie de Noite” de Rute M. Gonçalves


Título: “Uma Espécie de Noite”

Autora: Rute M. Gonçalves

Editora: Cordel d´Prata


Sinopse:

Uma espécie de noite surge da vontade inabalável da autora de trazer à luz e partilhar com o mundo, muitas das conversas que tem consigo própria, perguntas para as quais não encontra resposta, pensamentos avulsos e muitas vezes sem nexo, reflexões sobre a solidão, a insatisfação, o mundo e a vida.

Este livro atravessa as várias fases do dia – final de dia, noite e madrugada – traduzindo as vozes interiores, estados de alma, dores, inseguranças, medos e (des)motivações vivenciados na primeira pessoa. É uma viagem às emoções mais profundas, ao âmago dos sentimentos mais escuros, uma balada triste manchada de insónias, ora cantada em sussurros, ora gritada a plenos pulmões.


Biografia do autor:

Nascida numa madrugada de 1976 na Vila de Sintra, sob o signo de Gémeos. Licenciada em Política Social em 1998, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, exerce funções de Assistente Social, na Câmara Municipal da Amadora, há cerca de 20 anos. Aos 10 anos dá os seus primeiros passos na escrita, mantendo um diário pessoal, e mais tarde, decide que quer escrever um livro, quando um tio lhe oferece um exemplar de “Cartas do Meu Moinho” de Alphonse Daudet. Em 2006 dá os primeiros passos na escrita de Blogues, com “Espelhos e Máscaras”. Em 2014 publica o Livro Espelhos e Máscaras e em 2015 lança o livro-objeto Casa Incendiada.


A minha experiência ao ler a obra:

Uma obra que reúne vários poemas e textos soltos, sem contexto, mas que embala o leitor de uma forma que só a poesia possibilita.

A obra está bem estruturada, de uma forma que, mais uma vez, somente a poesia possibilita, e a opção de incluir também os respetivos textos em prosa que a autora achou prudente, transmite aos leitores uma forma de alivio e variedade, pois possibilita um pouco de tudo, em menos quantidade a prosa, que a poesia, mas um pouco de tudo.

Esta variedade agradou-me e toda a obra me disponibilizou uma excelente leitura.

A escrita da autora é fluida, expressiva e coerente, o que transmite também à obra bastante dinamismo.

Obrigada à autora por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa.

60 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page