top of page
Sara Laranjo

Resenha da obra "Sofrida Ilusão" de Maria José Bernardino


Título: “Sofrida Ilusão”

Autora: Maria José Bernardino

Editora: Cordel D´Prata


Sinopse:

Que pode alguém fazer quando se apercebe que a sua vida está um lixo?

E que se faz quando se apercebe que arrastou para essa vida três seres inocentes?

Foi o que Carolina sentiu, quando percebeu que tinha levado, sem querer, as suas três inocentes filhas para um casamento sofrido.

Nascidas numa relação preenchida com violência, Carolina sabia que tinha de fazer tudo o que pudesse para evitar o sofrimento delas.

E o seu também.

No entanto, sabia que iria ser complicado, visto depender dele monetariamente numa época em que as mulheres não tinham autonomia para qualquer tipo de decisão.

E numa altura em que o casamento era para sempre.


Biografia do autor:

Nasceu em Almeirim no ano de 1965. Completou o Ensino Secundário e um curso de Operadora de Informática. Casou e teve dois filhos por quem é apaixonada. Iniciou a vida profissional na área da saúde, como Auxiliar de Ação Médica aos 30 anos. Depois de vinte anos de casamento aconteceu o divórcio. Casou novamente, mais tarde, com aquele que considera ser o amor maduro da sua vida. Tem um livro já publicado pela Editora Vieira da Silva, de nome Sem Abrigo. A sua inspiração vem da vida e dos muitos livros que já leu.


A minha experiência ao ler a obra:

“Sofrida Ilusão” foi uma obra que me deixou de rastos… Nem tenho palavras… Fartei-me de chorar com esta obra… Toda a violência… Todo o medo, as agressões tanto físicas como verbais, o medo da pessoa que nos diz amar tanto, e depois a obediência para a proteção do que mais amava… E depois saber que tudo isto era verídico, e que tantos são os casos que atualmente vivem isto…

“Sofrida Ilusão” foi uma obra, que enquanto mulher, é realmente uma inspiração. Detetei tantos problemas naquela relação… Tenho tanta mas tanta pena que as coisas tenham acabado assim, mas pelo menos os últimos três anos foram bons, mas de certeza que só devem ter sido por causa da miserável doença, senão nada mudava…

Esta obra entrou definitivamente nos meus tops por todo o enredo, pela estrutura, por ser verídica, pelo respeito que lhe ganhei, pela forma como me viciou até à última página na esperança que tudo pudesse melhorar, nem que fosse um miserável bocadinho…

E como é que toda a gente via o que acontecia e ninguém a ajudou? NINGUÉM? Poderia ter sido tudo tão diferente…

A minha personagem preferida foi sem margem para dúvida a Carolina, pela guerreira que foi, pela mãe perfeita e avó carinhosa que demonstrou ser e principalmente por NUNCA ter desistido de nada. Esta personagem/mulher é SEM DÚVIDA uma inspiração para todas nós. Tenho tanto orgulho nesta personagem.

Esta obra não só é de leitura obrigatória para qualquer mulher como para qualquer ser humano.

Que ninguém tenha a ousadia de agredir seja como for outra pessoa e achar que isso é normal!

Obrigada, MUITO OBRIGADA à autora por disponibilizar TÃO BOA LEITURA à sociedade portuguesa.

43 visualizações1 comentário

1 Comment


mariajmbernardino
Jan 07, 2022

Obrigada.

Fico feliz por teres gostado.

Beijinhos

Like
bottom of page