top of page
Sara Laranjo

Resenha da obra "Os Dois Lados do Rio" de Paula Deveza



Titulo: “Os Dois Lados do Rio”

Autora: Paula Deveza

Editora: Chiado Books


Sinopse:

“O olhar dele estava longe, muito para lá da curva da encosta, para lá dos eucaliptos do vale, para lá da margem do rio. O vento da manhã enroscava-se no seu cabelo mas, indiferente, ele parecia não o sentir. De alguma forma queria trazê-lo para perto, por isso abracei-o. E isso foi tão natural como respirar.

Ele não se mexeu, dando tréguas a uma luta que travávamos em silêncio.”

“Havia alturas em que não via razão nenhuma para a procurar. A ideia do desprezo dela era mais forte. Talvez fosse orgulho. Eu queria que ela me quisesse acima de qualquer coisa. Já que vê-la era para mim uma necessidade, queria que ela sentisse a mesma coisa. Era uma questão de amor-próprio. Ou tudo ou nada.

Senti o silvo do vento através dos campos. Compreendia a asfixia do meu irmão. Esta terra tem tanto de meiga quanto de rude.

Resolver as coisas com a Luísa não seria tão simples.”

Poderá o amor vencer todas as diferenças? Ser-se jovem e apaixonado nem sempre é a mais fácil das combinações. Há segredos, escolhas que mudam os caminhos. É o que vão descobrir Luísa, Ricardo, João, Vicente, Clara, toda a Granja e a Levada, lugares tão singulares e tão próximos, separados pelo rio.


Biografia do autor:

Paula Deveza nasceu em Apúlia em 1978. É a mais nova de cinco irmãos e cresceu entre o mar, o campo e um restaurante que sempre pertenceu à família até os pais falecerem.

Professora do 1º ciclo, começou o curso de escrita criativa em frança, onde viveu durante cinco anos. Desta aventura com as palavras, nasce Os Dois Lados do Rio que ela partilha com prazer.


A minha experiência ao ler a obra:

“Os Dois Lados do Rio” foi a segunda obra que eu li da autora.

Eu decidi ler em primeiro lugar a segunda obra publicada pela autora “Promessas” para depois estranhar com mais cuidado a evolução da mesma na primeira obra, pois, assumi que a mesma teria uma grande evolução e assim foi! Senti uma enorme evolução da autora, lendo a sua segunda obra publicada e só depois a sua primeira, ou seja, fazendo as coisas ao contrário, consegui sentir realmente a sua evolução.

“Promessas” está muito mais cativante que “Os Dois Lados do Rio”.

“Os Dois Lados do Rio” é uma obra com imensas personagens e as mesmas não têm uma entrada que deixe o leitor confortável e cativado.

Achei a sinopse também muito mal estruturada e confusa… Não foi fácil adaptar-me à história e achei demasiado forçada. Enquanto “Promessas” é uma obra bastante cativante e fluida, “Os Dois Lados do Rio” tornou-se numa obra bastante forçada.

No entanto, e para uma obra futura da autora, tenho grandes expectativas! A sua segunda obra elevou bastante a fasquia e estou ansiosa para a mesma!

Obrigada Paula e estou ansiosa para ler o seu próximo trabalho!

6 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page