Titulo: “O Último Voo”
Autor: Maria Muna
Editora: Cordel d´Prata
Sinopse:
Uma história de vida na História de uma Guerra que Portugal tentou esquecer. Oriunda da pequena burguesia lisboeta, a que foi mulher de um Oficial Piloto-Aviador, vive nos anos 60 e 70, a maior aventura da sua vida. Em O Último Voo, revela como os papéis de mulher e de mãe se desdobraram em múltiplos outros papéis, tendo como pano de fundo o cenário arrebatador das terras de África. Numa descida ao mais profundo de seu ser, luta pela sobrevivência através da busca da Verdade. Verdade que tenta apurar por entre os meandros do mistério e do irracional. Verdade que penetra no momento presente, pois como advoga Mário Quintana: “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente…”. Uma leitura fácil, sobre um assunto complexo e emocionante. Histórias da História da Guerra que oferecem a oportunidade ao leitor para refletir sobre o papel da Mulher, nos vários palcos da vida, ao longo dos tempos…
Biografia do autor:
Maria Muna é o pseudónimo literário de Brígida Cação da Silva, nascida em Lisboa (1947). Licenciada em Filologia Germânica (1970), Faculdade de Letras da UCL, foi docente do Ensino Secundário, membro do Conselho Científico e Pedagógico do ICALP (1984-1989), formadora de professores de Língua e Cultura Portuguesas no estrangeiro (Alemanha e França), co-autora de material didáctico para o ensino de luso-descendentes na Alemanha (Instituto de Soest). Representou o ME de Portugal em vários Congressos (Inglaterra, Alemanha e Holanda), no âmbito do Ensino das Línguas e Culturas maternas para filhos de emigrantes. Publicou o livro de poemas Eus No Meu Eu (2004). Formadora de Técnicas de Comunicação em Inglês.
A minha experiência ao ler a obra:
"O Último Voo", uma obra biográfica que retrata a evolução da mulher em Portugal assim como a vida das famílias dos pilotos!
Piloto é uma profissão em que a pessoa está em constante risco, assim como os bombeiros, entre outras... São profissões necessárias para um país mas de muito risco constante!
A vida da autora deu uma grande volta assim que o marido, que pilotava um avião, se despistou e assim fez o seu "O Último Voo", dando estrutura à obra! A dor da autora, mulher, mãe e filha, é inimaginável…
A obra conta também um pouco de como era a vida dos portugueses nas décadas de 60 e 70, o tempo de Salazar e a Guerra do Ultramar, sendo assim um livro bastante didático e educativo!
A autora conduz o leitor com uma obra cativante e faz refletir sobre a evolução da vida da mulher à luz de uma sociedade machista. Achei mais uma vez uma obra cativante, com muito para ensinar e refletir, com uma estrutura correta!
Obrigada por ser disponibilizada tão boa leitura em Portugal!
Comments