Título: “O Rapaz que Vendeu Versos ao Diabo”
Autor: André Neves
Editora: Cordel d´Prata
Sinopse:
Algures na década de 60, entre as mentiras da arte e os pecados do mundo, um jovem poeta lisboeta procura afirmar-se. o destino que lhe havia tirado o pai e o teto abre-lhe as portas do lar de um homem bom, que lhe oferece a oportunidade de se reunir com um famoso editor.
De sólida formação filosófica e humor aguçado, o protagonista desta viagem é confrontado com as mais diversas personalidades, que sobre si exercem uma forte influência. Chega a conhecer o amor, mas depois de várias preces, reflexões e discussões, apaixona-se pelo prazer. Sempre negou Deus, mas agora desconstrói também a moral e afirma querer elevar o hedonismo a um grau inalcançável a qualquer homem comum. Não aprisiona os ideais no mundo das cogitações, e transforma a sua vida num antro de sexo, drogas e álcool. Os versos vão-se, e a corrupção da sua alma, manchada pelo sangue que lhe permitiu a fama, leva-o à desgraça.
Conseguirá o Salvador salvar-se?
Biografia do autor:
André Jorge de Jesus Neves nasceu em Lisboa, no dia 29 de novembro de 1999. Cresceu em Sobral de Monte Agraço, e as tardes passadas na biblioteca pública da sua terra foram os primeiros passos do que espera vir a ser uma longa caminhada. Desde a adolescência demonstra ter interesse em Letras, nomeadamente em Filosofia e Literatura, e conta até à data com dois prémios de escrita criativa. Estuda na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa – NOVA School of Law, e publica recorrentemente poesia no JUR.NAL – o jornal oficial dos estudantes dessa instituição. Estudante de Direito, dirigente associativo e poeta, decide tentar tornar-se também romancista, e aos 21 anos publica "O rapaz que vendeu versos ao Diabo".
A minha experiência ao ler a obra:
Uma obra intensa, em que a personagem principal se transforma em algo que o próprio leitor não espera, nem sonha. Isso fornece à obra um elevado grau de dinamismo e intensidade. Deste modo, a obra cativa para depois surpreender o leitor. Fiquei muito satisfeita com esta descoberta!
A obra encontra-se bem estruturada, no entanto, achei alguns capítulos um pouco longos, e isso talvez seja um pouco a melhorar. Contudo, o conteúdo da narrativa é fluído e natural. O leitor não sente qualquer cena forçada. Isso é bastante positivo.
Fiquei muito satisfeita com a revelação deste autor e estou ansiosa para ver quais serão os próximos trabalhos.
Obrigada ao autor por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa.
Commenti