top of page
Sara Laranjo

Resenha da obra "O Esposo da minha Mulher" do Edy Lobo


Titulo: “O Esposo da minha Mulher”

Autor: Edy Lobo

Editora: Cordel d´Prata


Sinopse:

É sobre tudo o que as pessoas fazem, mas não têm coragem de assumir. E sobre tudo o que muitos fazem acontecer mas não sabem exactamente como justificar. Existirão razões para explicar o conceito individual de felicidade?

Homens houve na Terra que nasceram João, foram Roberto, experimentaram a vida de David com o conhecimento de Salomão, com as 400 e tal concubinas incluídas, e acabaram por morrer Messias, numa fictícia cruz, mas felizes (ou não). Existem mulheres que nascem Ana, crescem Teresa, mesmo sem serem habitantes de Calcutá; por experimentarem ser Eva num paraíso (in)existente quase morrem apedrejadas tal Maria Madalena que por pouco um dia foi vítima. O que há de comum nestas personagens? A vontade de ser feliz longe dos padrões traçados pelo comum: homens sejam homens e mulheres simplesmente obedeçam.

Em suma, esta obra é como uma conversa que o grupo da masculinidade tóxica não está disposto a ter. O que a sociedade na verdade quer eternizar é que o homem é múltiplo e pode ser dividido pelo máximo de divisoras possíveis. Alimento com mais proteínas para o ego melhor que esse não tem; a mulher matematicamente, seguindo os traços comuns de divisão egoísta masculina, só é possível quando nos convém.


Biografia do autor:

Edson Mayene Tomás Nuno, de pseudónimo social Edy Lobo, nasceu em Luanda mas diz ser pertença do mundo, ao 6 de Fevereiro de 1900 e oitenta trindades. Professor de Língua Inglesa de profissão, há 15 anos, Modelo, Escritor, Pai e Esposo de ocupações, é licenciado em Língua e Literatura Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, e estudante de Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa como Língua Estrangeira, pela Universidade Agostinho Neto no ISCED Luanda. Começou por publicar artigos de opinião na página do Club-K; escreve para a rubrica Kujiculando do programa Kialumingo da Rádio Luanda, tem textos publicados na revista virtual Palavra & Arte, na revista Tunda Vala do Movimento Litteragris, da qual é membro, na página de Notícias Kilamba News, e actualmente publica artigos de opinião no Jornal O País. Estreou-se enquanto romancista em 2018 com a publicação da obra “O Diário de um Professor (a)normal”. Participou também de uma antologia internacional denominada Crónicas do Bar dos Canalhas (2017), do saudoso escritor Português Eduardo Águaboa por convite do mesmo.


A minha experiência ao ler a obra:

Uma obra que reúne várias histórias, todas com diferentes lições de moral. Achei a obra diferente do normal. É realmente uma obra diferente pois há sempre algo surpreendente e que ninguém está à espera que aconteça. Uma obra que diz tudo o que nós não dizemos.

A escrita do autor é cativante, a capa bem desenhada e o titulo... Ah… O titulo é dos primeiros contactos que o leitor tem com a obra, e este… Bem, este é realmente intrigante. Mais uma vez, diferente do normal. Assim que o li, pensei: será uma biografia??? Eis a questão que deixo para vocês descobrirem haha.

Quero agradecer ao autor pela disponibilidade, simpatia e profissionalismo.

Um muito obrigada ao autor por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page