top of page
Sara Laranjo

Resenha da obra "Não Desistas do Amor" de Teresa Caetano


Titulo: “Não desistas do amor”

Autor: Teresa Caetano

Editora: Chiado Books


Sinopse:

Este livro conta a história de três irmãs, Rita, Sofia e Laura, cujas vidas seguem caminhos diferentes, embora se cruzem nos principais momentos.

São retratados, através das vidas das personagens, vários temas actuais como o amor, a amizade, o casamento, a traição, a desilusão, a violência doméstica, a infertilidade, a adoção, a síndrome de pânico, a homossexualidade e a perseguição de um sonho no mundo da música.

Esta história prova que nada acontece por acaso e que os momentos menos bons vividos no passado se podem tornar essenciais para a felicidade no futuro. Apesar de todas as adversidades que nos possam surgir na vida, nunca devemos desistir.

Um romance intenso que nos leva numa montanha-russa de emoções.


Biografia do autor:

Teresa Caetano nasceu em 1981 na cidade de Lamego e, desde pequena, sempre teve paixão pela escrita. Licenciou-se no curso de Professores do 1.º Ciclo e tem exercido a função de professora desde 2003. Começou a escrever na adolescência. Já a trabalhar com crianças, concebeu várias histórias, não publicadas, destinadas ao público infantojuvenil. Tem cinco romances publicados (Não desistas do amor), (Espreitar a fama), (O Caminho da Felicidade) e (O hábito do amor) e (O amor não é cego). Para além da família, adora música, leitura e cinema. Assume-se como uma contadora de histórias pois, de uma forma simples, escreve sobre grandes emoções...


A minha experiência ao ler a obra:

Esta obra, como a própria sinopse denúncia, é uma obra que nos leva numa montanha-russa de emoções. Em menos de uma semana li a obra (também devido ao tempo que posso disponibilizar de momento à leitura).

Achei uma obra muito fluída, apeguei-me completamente à Laura, Sofia e Rita desde das primeiras páginas e isso foi um ponto bastante positivo à autora.

No entanto, e mais uma vez como a própria sinopse denuncia, é uma obra que aborda imensos temas atuais, com os quais me identifiquei bastante, mas achei também que foram demasiados temas para abordar em tão poucas páginas (280 páginas), contudo, sei que se não fosse esses factos, o livro deixaria de ser uma montanha-russa de emoções.

À medida que lia a obra, apercebi-me da paixão incluída na escrita e no à vontade com que a autora transmitia e falava com o leitor, através das personagens, sobre os vários temas que desejava abordar. Achei uma capacidade incrível também da parte da autora em interligar as histórias e as várias pontas soltas que ia deixando no enredo da obra, ou em pormenores por mais pequenos que sejam, transformando assim numa forma de dar continuidade à obra. Por incrível que pareça, usou este método a seu favor até à última página, e isso acaba por prender o leitor de uma forma maravilhosa e criar uma ânsia no mesmo de chegar à última página!

Achei a obra de fácil leitura e principalmente de uma leitura bastante saudável e positiva de ler, chegando até a ser pedagógica e fazendo de certa maneira crescer o leitor. Uma obra que surpreende o leitor até à última página. Sem dúvida, uma obra que me surpreendeu pela positiva.

Muito obrigada Teresa por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa.

15 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page