Titulo: “Não há finais felizes”
Autor: Patrícia Patriarca
Editora: Chiado Books
Sinopse:
"Esta não é a típica história de amor convencional de rapaz conhece rapariga, apaixonam-se, passam por qualquer adversidade e acabam juntos. Nada disso. Ainda que haja nesta história rapaz conhece rapariga e apaixonam-se. O resto é que se torna diferente. Porque não há um final feliz…apenas um final.
Há histórias assim. Histórias que marcam, não pela felicidade contida nelas mas sim pela intensidade de sentimentos e emoções em que são vividas.
Há histórias assim. Histórias que o tempo não esbate, a memória não deixa desvanecer e o corpo recusa-se a esquecer.
Há histórias assim. Histórias que valem a pena serem vividas."
Biografia do autor:
Patrícia Alexandra Teixeira Patriarca, nascida a 8 de Setembro em Caldas da Rainha.
Sou a caçula mimada de 2 irmãos e tia babada dos sobrinhos mais lindos deste mundo.
Amo de paixão a minha família e os meus amigos fazem parte dela.
12º ano de escolaridade sempre ligada a humanidades.
Escrevo desde que me lembro porque é na escrita que encontro o meu lugar no mundo, em que consigo descrever o que me vai na alma, os meus receios, os meus desejos.
É quando escrevo que me sinto especial.
A minha experiência ao ler a obra:
Atenção! Esta resenha contem spoilers! Não consigo falar deste livro sem dar spoilers!
Esta obra incrível da Patrícia está dividida em três partes: a primeira descreve de forma breve a personalidade da protagonista e o que a mesma sente, a segunda parte quando conhece o protagonista masculino, a vivência com ele e a sua paixão avassaladora e a terceira parte quando ele a trai e separaram-se e ela encontra-se no processo de superação.
Há duas coisas completamente peculiares nesta obra: o facto de ser ilustrado e ter imagens a preto e branco que representam e ilustram o conteúdo, e o livro não ter qualquer diálogo, contendo apenas textos soltos e sem tema adequando-se a cada parte (primeira, segunda e terceira) e de certa forma ao conteúdo da história.
A autora possuiu uma capacidade incrível de ligar e entrelaçar a história com os textos quase autobiográficos e isso deixou-me completamente apaixonada pelo conteúdo. Essa capacidade é quase tão peculiar como o livro ter imagens e eu gostei bastante desse aspeto.
No entanto, reparei que há um aspeto a melhorar, pois não gostei muito de algumas passagens serem repetitivas. Contudo, e ainda em relação a este aspeto, compreendo perfeitamente que tenha sido para reforçar o ponto de vista da autora e por sua vez, da protagonista feminina.
Acho que esta obra é de leitura fácil e bastante agradável. E tal como o titulo indica, no final, eles separam-se, mas em termos de escrita eu gostei bastante de como a autora terminou o livro. A última frase está mesmo de acordo com um final perfeito em termos linguísticos e de escrita.
Obrigada Patrícia por disponibilizares tão boa leitura à sociedade portuguesa.
Comments