Título: “Memórias de Pós- Cera de Abílio Abelha”
Autor: Nilton Marlúcio de Arruda
Editora: Cordel d´Prata
Sinopse:
Passou mais de 30 anos praticamente surdo e sempre foi tratado como um “doido-alegre” pela própria família. Então, Abílio Abelha tem um duplo alívio ao retirar as ceras dos seus ouvidos. Não somente passa a ouvir muito bem, como descobre que o material retirado guardou todas as memórias do que falavam sobre ele, pejorativamente, por todo aquele tempo de mouquice. Conflitos familiares, preconceitos sociais e interesses escusos vão, aos poucos, sendo revelados. E a vida na Quinta dos Borregos, localizada na Aldeia dos Poetas Loucos, jamais será a mesma após o patriarca da família recuperar a sua audição.
Biografia do autor:
Nasceu no Brasil em 1961. É poeta, jornalista e professor universitário (ESPM e Estácio de Sá no Rio de Janeiro, e Universidade Senior Pedras Rubras, no Porto). Tem doutoramento em Ciências da Informação – Jornalismo e Estudos Mediáticos (Universidade Fernando Pessoa – Porto). A poesia e a prosa de ficção são o seu hobby: escreve-as desde que escreve, pois é um “escravo” da palavra. Abílio Abelha é o seu primeiro personagem a sair da imaginação para entrar, literalmente, nas páginas de um conto. Casado com Renata Gaspar, vive no Porto desde 2016 e é pai de David, Danilo, Nathália e Vicente, e avô de Davidzinho e Dejan.
A minha experiência ao ler a obra:
“Memórias de Pós- Cera de Abílio Abelha” é uma obra com um enredo fora do normal: Abílio Abelha era um homem que após retirar toda cera dos seus ouvidos, acabou por descobrir vários podres da sua família, sendo que até a mesma o humilhava, mas como ele não ouvia, não sabia, nem tinha como se defender. Como senão bastasse, toda a cera acumulada guardou todas as memórias do mesmo, e ele vai descobrindo-as pouco a pouco.
Achei a obra bastante diferente, e quem me dera que em todos os surdos o mal deles fosse cera.
A estrutura da obra está bem desenvolvida, no entanto achei estranho não ter agradecimentos e ter duas dedicatórias.
Contudo, o enredo da obra está cativante e as aventuras deste senhor e da bruxa da sua nora deram muito que sonhar.
Obrigada ao autor por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa.
Comments