Título: “Educação Sexual- O Início”
Autor: Vânia Silva
Editora: Cordel d´Prata
Sinopse:
“-Esta é a definição científica (do sexo) e creio que seja importante terem uma noção dela. Contudo, digo-vos ainda mais: sexo é vida!”
Quando Diana Duarte, uma explicadora de uma pequena localidade, decide assumir a árdua tarefa de falar sobre sexualidade numa escola, rapidamente levanta muitas questões e problemas sociais. Não apenas pela forma como o assunto é abordado com os alunos, mas principalmente pelo confronto com os tabus de pais e professores.
Uma história cativante que aborda não só as dúvidas dos jovens, mas também as dificuldades com que muitas vezes nos deparamos na vida adulta.
Biografia do autor:
Natural de Fazendas de Almeirim, nasceu a 10 de dezembro de 1987. Formou-se em economia no ISEG e tirou Mestrado de Economia Social e Solidária no ISCTE. Sempre teve uma grande paixão pelo ensino e é explicadora há quase uma década. Desde cedo desenvolveu um forte interesse pela leitura e escrita, chegando a criar um jornal local intitulado “Mais Freguesia”. Educação Sexual – o início é a primeira obra assinada com o seu nome, tendo já editado outros dois livros: A Idade das Trevas e O Tempo das Trevas, sob o pseudónimo de N. A. Freya.
A minha experiência ao ler a obra:
Obra maravilhosa lida num único dia.
Este é um livro de leitura obrigatória para quebrar vários tabus e dilemas da sociedade!
Achei uma obra extremamente bem estruturada: começando por um prefácio esclarecedor e muito cativante, uma introdução e desenvolvimento do tema abordando os aspetos sobre a sexualidade e com imensas partes cómicas e de um humor fantástico (como quando o professor de educação física diz que os seus atletas faltaram ao jogo por estarem numa aula facultativa, dentro do contexto foi extremamente cómico) e por fim, após um amor incrível e muito maduro entre primos, acabou por surgir o problema da perda do emprego por parte da professora e explicadora… Tive pena, pois queria que ela continuasse com as aulas da sexualidade pois essas sim, eram aulas em que o ensino devia investir e desenvolver em vez de criar algumas disciplinas que nada servem para os jovens. Este final da obra fez com que a autora deixasse em aberto o futuro da protagonista e espero que continue com este enredo pois ainda há pontas por onde pode pegar! E eu fiquei muito feliz com isso.
Achei a obra de fácil leitura e muito cativante, esclarecedora e fluente! Há medida que lia, envolvia-me na história e mais me identificava, imaginava cada cena e queria continuar sempre para saber o que acontecia de seguida! Fiquei muito feliz com a dinâmica de escrita da autora e estou ansiosa para ler os seus próximos trabalhos!
Muito obrigada Vânia por haver uma preocupação com as dúvidas dos jovens com este tema, e por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa.
Comments