Titulo: “Aurora”
Autor: Josuã Krick
Editora: Cordel D´Prata
Sinopse:
Aurora é o início, o fim e o recomeço. Um livro sobre a vida, as angústias, as dificuldades e os (des)amores, com a intenção de levar o leitor a enxergar a beleza que a tristeza esconde nas coisas. É recheado depor textos fortes, pessoais, que são contados de uma forma diferente da usual, através de uma personagem, que vai levar o leitor a visualizar e sentir com ela cada uma das palavras sobre as linhas, vai fazê-lo cair, chorar, refletir, para ao longo das páginas, reerguer-se, sorrir e encontrar respostas com ela. Um livro que imita a vida, causa sofrimento para se encontrar a cura, leva a chorar para reaprender a sorrir, que sim, é pesado mas que no fim, traz leveza e uma visão diferente das pessoas, de si e da vida. Um livro capaz de ir mais longe, de mudar por dentro quem se depara com seu conteúdo.
Um livro único, assim como qualquer pessoa.
Biografia do autor:
Josuã Krick nasceu no ano de 1992, em Canela, na Serra Gaúcha. É alemão e Brasileiro. Descobriu o amor pelos livros ainda novo, na biblioteca dos avós, e naquele dia encontrou na escrita um significado, que preencheu em si, um pedaço vazio. Lançou seu primeiro livro, intitulado de “Cinzas da Alma”, em 2016, pela Editora Multifoco. Escreveu poemas e contos para Antologias no Brasil e em Portugal, e segue até então acreditando que um dia alcançará o lugar que almeja na literatura mundial. Em 2019, procurando buscar novos ares, conhecer novos lugares, e ter novas inspirações, mudou-se para Portugal, e atualmente reside no Porto. Escreve porque gosta, mas também porque precisa.
A minha experiência ao ler a obra:
Quem abra assim de repente a obra e folheie rapidamente as páginas, à primeira vista apercebesse que são textos. Textos inscritos em 196 páginas. No entanto, não é nada disso. Quero dizer, não é só isso.
Esta obra e estes textos no contexto da história, são citados do livro de um ex-namorado da protagonista da obra. Estes textos fazem-na voltar ao passado e relembrar algumas coisas do que viveram e até conhecê-lo melhor. Quando a protagonista passa numa loja e vê o livro na montra, no momento, fica sem acreditar que é dele, mas, de imediato compra-o, e até recebe a informação de que têm vendido muito bem aquela obra, e desde daí que não larga o livro e lê-o de uma ponta à outra.
Esta forma de abordar os textos fez-me adorar o livro.
A capa é lindíssima e chama logo a atenção.
O autor poderia ter simplesmente ter escrito os textos e editado o livro assim, mas não, ele fez a diferença, foi diferente e foi mais além. Surpreendeu-me imenso, pois embora o plano central do livro sejam os textos, há toda uma história por trás que o autor faz o leitor imaginar o que seria e como seria, pois, o leitor acompanha as reações da protagonista feminina, mas, eu como leitora, fiquei à mesma a imaginar muito mais além disso, no entanto, isto despertou-me tanta curiosidade que o autor poderia ter relatado mais reações dela, fiquei um pouco insatisfeita com isso, poderia ter relatado mais, ou se calhar sou só eu um pouco curiosa demais.
O último texto, onde a protagonista liga ao ex-namorado foi o meu momento preferido. Ele não só relatou tudo otimamente bem, como me envolveu ainda mais na história. Adorei simplesmente o final.
Uma obra portuguesa com muito valor e que fez realmente a diferença.
Obrigada Josuã Krick, por disponibilizares tão boa leitura à sociedade portuguesa e desejo-te muito sucesso.
Comments