Titulo: “A Minha Grande Perda por Covid-19”
Autora: Zita Ribeiro
Editora: Cordel d'Prata
Sinopse:
Sendo o meu pai um homem de família, amigo do amigo, trabalhador, sensível, guerreiro e companheiro, era impossível deixar a sua vida como uma página em branco.
A minha vontade em alertar as pessoas e o mundo para esta pandemia, deu-me força e imaginação, para com toda a exaltação e imaginação, colocar a “nossa vida” a descoberto, para que, além do alívio da minha presente e eterna dor, ajudar aqueles que também se possam rever nesta triste realidade que estamos a viver.
Não é um romance, são sentimentos que facilmente transcrevo, dado o dissabor da perda e indescritível medo.
Biografia do autor:
Zita Ribeiro nasceu a 21 de julho de 1984 no Porto, distrito onde sempre viveu. Licenciada em Educação de Infância e mais tarde, em Ciências da Nutrição, primeiro com cautela, e depois, com grande determinação decidiu aventurar-se na escrita de um livro. Nele são retratadas a família, os amigos e a pessoa que quer homenagear: O PAI. A sua escrita, tem como objetivo expressar o que lhe vai na alma, mas também de certa forma ajudar, aqueles que, de uma ou outra forma, se possam identificar.
A minha experiência ao ler a obra:
Sem dúvida, um alerta para todos nós... Pode acontecer a qualquer um...
Atravessamos esta pandemia há mais de um ano e mesmo assim, há quem não aprenda e depois há quem tenha cuidado e tenha "azar"...
Este livro é uma homenagem ao pai da autora, um homem simples e humilde, desportista e bem de saúde, que morreu vítima de Covid-19 inesperadamente...
A dor da autora, da sua família e amigos é inimaginável... Ler este livro e ter perfeita consciência de que pode acontecer com qualquer um de nós deixou-me de rastos...
Tenho tanta pena que ainda, nesta altura do campeonato, haja pessoas que não estão conscientes disto...
Contudo, e falando um pouco da obra, foi uma obra que me desiludiu um pouco, pois pensei que fosse uma obra que relata-se mais pormenorizadamente a morte do sr. Vítor e como foi recebida a notícia perante a família, no entanto, não foi, o conteúdo da obra passa pela infância e adolescência do sr. Vítor, o seu casamento, a família que tinha e a que construiu, como ele era e como vivia a sua vida.
Pensei também que, antes de ver a obra e de ter a mesma em mãos, a autora tivesse escrito em prosa, mas escreveu em poesia um pouco livre! Porém, deixou um cantinho no livro para escrever em prosa algumas reflexões da mesma e esse pequeno facto fez toda a diferença para me cativar! Essa estrutura deixou-me bem mais à vontade para escrever uma crítica positiva!
Concluindo, esta obra fez-me refletir sobre a vida e a possibilidade de à mínima coisa, a mesma acabar, sem sequer nos pedir autorização para nada... Nem somos nós que mandamos.... E isso é tão triste...
Adorei ler esta obra, exatamente por me ter feito refletir, por a autora ter dedicado um cantinho para fazer as suas reflexões e especialmente por ser uma alerta ao que estamos todos a passar!
Obrigada Zita por disponibilizar tão boa leitura à sociedade portuguesa!
Comments